domingo, 26 de março de 2017

Xadrez de campeão para campeão.

Xadrez (chess em Inglês. Veja Fide.) é paixão desde criança mas a química (ciência) e a programação surgiram depois e vou abordar esses assuntos para motivar novos adeptos e para tirar dúvidas. Vou utilizar textos quando necessário para abordar assuntos.
A arte imita a vida e no tabuleiro a guerra não seria diferente o que torna esse jogo, esporte ou não, uma das mais belas manifestações do pensamento. Recomendo esse jogo como um excelente instrumento de auxílio pedagógico. Não há restrições físicas, pois da criança ao idoso, ou do deficiente visual a quem se acha "normal" com os dois olhos, o xadrez é para todos.
Finalizando fico com as palavras de Erich Schmidt e Jared Cohen, presidente executivo e diretor do Google: "Em breve, todos na Terra estarão conectados."
Espero postar com frequência e aprender mais do que ensinar. Perguntem se não entenderem.
Quanto ao xadrez, vou ficar em um padrão intermediário...qualquer  coisa recomendo um site que vai ensina-lo aprender a aprender Aprender a aprender e para começar então veja o nosso mundo quadrado:
 Visite o CLUBE das 10mil CURTIDAS em www.biltrebook.xyz/contatos

É o  tabuleiro  que tudo  se transforma. Reis  e castelos  tornam-se  cúmplices  das  estratégias e táticas que fazem a distância entre a vitória e a derrota uma linha tracejada e fina. Qualquer pequeno erro poderá custar todo o reinado, mas, quando você entrar no tabuleiro e aceitar ser o rei de corpo e alma, as vitórias surgirão e você será o rei da própria vida!
A pedido vou descrever os movimentos das peças, embora a aprendizagem das regras do jogo de xadrez possa ser encontrada no livro "Xadrez na Escola" escrito por mim e faltam poucos livros para esgotar a primeira edição. Os movimentos das peças são simples de entender...
O Rei movimenta-se de casa em casa, uma a uma, em qualquer direção possível.


A rainha também movimenta-se em todas as direções, MAS quantas casas forem desejadas. Esse movimento é limitado pelas próprias peças e pelas peças adversárias.


Agora que já são conhecidos os movimentos do rei e da rainha, você poderia perguntar sobre a diferença entre os  movimentos das duas nobres figuras. Ambas peças movimentam-se para todas as direções, porém o rei movimenta-se de uma em uma casa sempre, enquanto a rainha movimenta-se quantas "casas" desejar. Por quê? Depois de pesquisar muito em filmes de época com castelos, percebi que a rainha era poderosa e resolvia muitos problemas. O rei ficava no trono fazendo nada, mas era a peça mais importante! Trouxe esse assunto para lembrar que a origem do jogo de xadrez data de muitos anos atrás e foi um presente dado a um rei. Com certeza, o jogo simulava a vida dos reis e castelos.
No diagrama ao lado, a rainha está na direção do rei preto conforme a indicação da seta. Em outras palavras, a rainha está atacando o rei preto. Essa situação de atacar o rei adversário é chamada de xeque porque o rei preto tem como fugir (sair, escapar) desse ataque. A casa de fuga é indicada pela seta menor. Observe que a casa com estrela não pode ser ocupada pelo rei preto (nem pelo rei branco). Falarei mais tarde sobre isso. E se o rei adversário não possuir uma casa de fuga como no diagrama seguinte? Compare os dois diagramas e você vai ver que o rei branco mudou de posição para "por uma estrela" na casa de fuga do rei preto. O rei preto está sendo atacado e não tem como fugir do ataque da rainha. Esse é um caso chamado de...

 Objetivo do jogo: XEQUE-MATE!

Vamos exercitar? Chame um amigo e treinem o xeque-mate montando a posição indicada pelo diagrama abaixo, sendo que o jogador das peças brancas fazem o primeiro lance e depois o jogador das peças pretas. Vai alternando os lances até conseguir dar xeque-mate. Depois deve inverter as cores das peças para o seu amigo treinar também.



Como foi visto que o xeque-mate usando somente rei e rainha requer o uso da margem do tabuleiro, então, é preciso levar o rei adversário para longe do centro do tabuleiro e perto da margem do tabuleiro. Como isso será feito? Veja o diagrama:

n
As principais ideias são: a) bloquear a fuga do rei, b) atacar o rei usando de xeques laterais de rainha e c) não "afogar o rei". Esta expressão significa que você não deixou o rei adversário com lance para fazer sendo a vez dele jogar. Isso desde que o seu adversário só tenha o rei para jogar. Para prosseguir com a solução do xeque-mate de rainha e rei contra rei, antes vamos aprender duas novas regras.


Oposição dos reis.
O diagrama ao lado amostra os dois reis distanciados de uma casa. As três casas marcadas com uma estrela cada uma não podem ser ocupadas por nenhum dos reis. Uma casa é a distância mínima entre os reis. Essa barreira entre eles será usada pelo rei branco para impedir que o outro fuja.
A outra regra fala sobre como escrever os lances de xadrez. O sistema utilizado pela Federação internacional de Xadrez - FIDE é o Sistema Algébrico.
Seja o exemplo 2.Te5. O que significa? 2. (segundo lance das brancas) T(representa a Torre), "e" informa a coluna e "5". Simples assim. Toda casa possui um endereço. Nesse caso, o endereço da casa é "e5".
7...Cxb5. Neste exemplo, os três pontinhos representa que é o jogador das peças pretas a jogar. C representa cavalo. O "x" é usado para indicar uma captura de peça ou de peão do seu adversário foi realizada. O símbolo "+" é xeque. O símbolo "++" é o xeque-mate. 

Este novo diagrama dá exemplo de alguns novos endereços das casas. A primeira horizontal sempre terá como número 1, a segunda sempre o número 2, a terceira horizontal terá sempre o 3 como número representativo, está bom não é mesmo...
Quando escrevo, por exemplo, "9.Db1", significa que a rainha (D para diferenciar de R do rei) branca foi jogada na casa "b1" que está vazia OU ocupada por uma peça adversária. Quando escrevo, por exemplo, "11...Bc8", significa que o lance é das pretas por causa dos três pontinhos (...) e que o Bispo foi jogado na casa "d8" que estava vazia ou ocupada por uma peça adversária. Tudo bem simples.

Votando ao diagrama de xeque-mate, iremos começar jogando "1.Dg4"  (para cortar o tabuleiro pela metade com a rainha.) ...1.Rd5 (o rei procura ficar no centro onde não sofrerá o xeque-mate); 2.Re2 Re5; 3.Re3 Rd5; 4.Dh4 (esse é um lance de espera para que o rei adversário fique em oposição de tal modo que o rei branco é uma barreira à passagem do outro rei) Re5; 5.Dh5+ (o rei preto está agora em xeque, isto é, está sendo atacado pela rainha. Para onde o rei preto vai fugir?) 5...Re6 (foi obrigado a recuar aproximando-se da margem do tabuleiro onde sofrerá o xeque-mate.); 6.Re4 Rd6; 7.Dg5 Re6; 8.Dg6+ Rd7; 9.Re5 Re7; 10.Dg7+ Rd8; 11.Re6 Re8; 12.Dg8++ (xeque-mate) que é um dos caminhos. É preciso ter o cuidado para não 
não empatar a partida 99% ganha. O 1% de chance de empatar o jogo acontece quando o jogador prepara o xeque-mate jogando a rainha ao lago do rei,                         provocando assim o conhecido "rei afogado". Nada a ver com a natação. O rei afogado é quando o rei adversário não pode se movimentar mesmo sendo a vez dele de jogar. Isso acontece muito em partidas rápidas. No diagrama à direita, sendo a vez do jogador das prestas a jogar, o rei preto não possui casa disponível para jogar.
Por outro lado, no diagrama à esquerda, eu recomendo que jogue a rainha na casa indicada pela seta para evitar cair em uma posição de rei afogado. Postei o vídeo no You Tube com essa finalidade. 
Meu pai falou para voltar a escrever e eu consegui ouvir. Melhor pai do mundo! Deus cuida do meu pai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FINAIS DE REIS TORRES e PEÕES

FINAIS DE REIS, TORRES e PEÕES. Finais é uma fase do jogo de xadrez na qual a maioria não pensa em atingir. Todos querem e se esforçam...